Nem todos nós veríamos uma calculadora como uma ameaça ao nosso trabalho. No entanto, assim como o desenvolvimento dessas ferramentas, agora onipresentes, inquietou alguns matemáticos, os rápidos avanços na Inteligência Artificial (AI) e no Machine Learning (ML) estão provocando debates e preocupação com o futuro da força de trabalho global.
Erez Yereslove, vice-presidente sênior da Globality, escreveu no Fórum Econômico Mundial que dados recentes apontam para uma divisão significativa na percepção pública em torno do avanço do desenvolvimento da AI, mais notavelmente e diretamente ligado aos níveis de educação, salários, conhecimento técnico e até mesmo gênero.
Com os formuladores de políticas desafiados continuamente a acompanhar as mudanças tecnológicas, pode parecer que ninguém está cuidando da reserva. Alguns trabalhadores temem que um futuro desconhecido e que se aproxima rapidamente os deixem desempregados. "Mas eu não estou preocupado, estou animado”, comentou.
Preocupações semelhantes têm surgido desde o início da primeira revolução industrial, há 250 anos. Estes só cresceram em frequência e intensidade, à medida que a tecnologia acelerou no século XX. Mas, em incontáveis casos, tem sido repetidamente provado que a tecnologia se torna um facilitador de eficiência e eficácia, amplificando a conquista humana em vez de prejudicá-la.
Multiplique o que for possível
Hoje, alguém faria com prazer cálculos matemáticos cansativos? Da mesma forma, um dos maiores benefícios da AI é a alocação de tarefas repetitivas de baixo nível para as máquinas, em vez de pessoas, gerando eficiência imediata e permitindo que os funcionários se concentrem em funções de nível superior.
"Em uma recente viagem à região vinícola californiana, fiquei sabendo que os catadores de uva tinham prolongado extremamente os turnos para acompanhar a demanda. Buscando uma solução, os proprietários de vinhedos trouxeram tecnologia para realizar a inspeção ideal automatizada e a classificação das uvas. Em vez de substituir os catadores, a tecnologia reduziu os turnos noturnos trabalhados para atender a demanda e os liberou para fazer um trabalho mais complexo, inclusive na florescente indústria turística da região”, relatou o executivo.
Na verdade, disse, a automação já é estimada para triplicar a produção na indústria de vinho. Ao mesmo tempo, o número de trabalhadores agrícolas nessa área aumentou de forma constante na última década.
No outro extremo do espectro do emprego, existem diferentes, mas paralelas, preocupações sobre a AI na força de trabalho altamente qualificada e altamente instruída, mas de tamanho reduzido, dos profissionais de segurança cibernética. Muitos analistas cibernéticos gastam muito tempo em tarefas aparentemente tediosas. Em vez de examinar indicadores de comprometimento atípicos, o que é mais necessário são as habilidades forenses avançadas necessárias para analisar e responder aos ataques.
Em vez de substituir esses trabalhadores cobiçados, a automatização da correlação de dados e outras tarefas complicadas permitirão que eles se concentrem em esforços mais consequentes, como a correção de ataques atuais e a prevenção de ataques futuros. Isso é crítico em um momento em que as ameaças estão aumentando tanto na sofisticação quanto na frequência.
Maior que a soma das suas partes
Para a maioria de nós, quanto mais usamos a tecnologia, melhor aprendemos os atalhos. Em AI é a mesma coisa. Aprendizado de máquina (ML), um ramo cada vez mais impressionante da IA, permite que as máquinas processem dados e aprendam por conta própria, compondo o conhecimento à medida que cada parte adicional de dados é adquirida. Enquanto isso pode conjurar imagens desconfortáveis do Hal, de Arthur C. Clarke, e a abertura para 2001: Uma Odisseia no Espaço, a realidade é o aumento de resultados e benefícios para disciplinas estabelecidas.
Tomemos por exemplo a indústria da publicidade, que continua a crescer. Os gastos com publicidade global aumentaram em US$ 23 bilhões ou 4,3% em 2018. O uso de AI e aprendizado de máquina para ajudar a examinar e compilar dados de "correspondência” em publicidade e marketing é particularmente útil para expandir ainda mais esse crescimento.
Pare de subtrair pessoas e comece a adicionar poder exponencial
Embora eu tenha certeza de que eles seriam eficientes, não posso imaginar ter que trabalhar com um departamento composto por calculadoras. Os humanos ainda são a chave para o sucesso. A AI afeta a mudança e fortalece os indivíduos de uma forma que só é possível com a tecnologia.
Na Globality, exemplificou ele, uma ferramenta de AI multiplica as capacidades de terceirização em prazos imediatos, combinando as empresas necessitadas com o fornecedor de serviços de melhor qualidade, pelo preço justo para cada projeto. Isso cria oportunidades mais amplas ao mesmo tempo em que permite que cada indivíduo colha o resultado dos esforços compostos que nossa plataforma oferece.
Não divida esforço e sucesso
A acumulação de conhecimento coletivo promove o aprendizado da equipe. Em um mundo hipercompetitivo, a colaboração é mais importante para o desempenho efetivo do que nunca. A AI acelera a comunicação efetiva e o trabalho em equipe de maneira imediata. Em um mercado de compra-venda, os sistemas baseados em inteligência artificial aprendem por meio de feedback contínuo, tornando-se mais inteligentes e capazes de antecipar as preferências do cliente ao longo do tempo.
Por meio dessa progressão, eles podem identificar e combinar intangíveis que anteriormente exigiam uma interação direta considerável, tais como preferências de comunicação, personalidade, cultura da empresa, estilo de trabalho e outras características centradas no ser humano de um relacionamento comercial bem-sucedido. Esses insights aumentam muito a probabilidade de resultados benéficos para ambas as partes, desde o início.
Tudo é equivalente
A evolução do papel e do lápis para as calculadoras e depois para as planilhas não substituiu os matemáticos – apenas os tornou mais valiosos. Esse valor aumentará à medida que o progresso de mecanismos analíticos sofisticados impulsionar a necessidade de interpretação e aplicação cada vez mais avançadas, que somente os humanos podem oferecer. "Observamos repetidamente que, com a evolução da tecnologia, a demanda do mercado cresce exponencialmente e muitas vezes se desenvolve de maneiras que não eram previstas. O multiplicador não é apenas sobre eficiência e eficácia, é sobre a inovação”, revela o especialista.
Até bem recentemente, alguns títulos de empregos incluíam os termos "calculadora” e "computador”. Os avanços permitiram um aumento exponencial na velocidade e uma democratização dessas capacidades, o que resultou na força de trabalho tornando-se maciçamente mais eficaz. Que até calculadoras mudaram tão drasticamente nos últimos 10 anos mostrando como nossa taxa de avanço se acelera.
"De fato, eu não peguei uma calculadora em mais de uma década – eu calculo agora no meu smartphone ou em uma planilha, ou eu pergunto ao meu alto-falante inteligente. Daqui a dez anos, a AI pode ter levado a força de trabalho e o local de trabalho a lugares com os quais só podemos sonhar hoje”, finaliza ele.
Erez Yereslove, vice-presidente sênior da Globality, escreveu no Fórum Econômico Mundial que dados recentes apontam para uma divisão significativa na percepção pública em torno do avanço do desenvolvimento da AI, mais notavelmente e diretamente ligado aos níveis de educação, salários, conhecimento técnico e até mesmo gênero.
Com os formuladores de políticas desafiados continuamente a acompanhar as mudanças tecnológicas, pode parecer que ninguém está cuidando da reserva. Alguns trabalhadores temem que um futuro desconhecido e que se aproxima rapidamente os deixem desempregados. "Mas eu não estou preocupado, estou animado”, comentou.
Preocupações semelhantes têm surgido desde o início da primeira revolução industrial, há 250 anos. Estes só cresceram em frequência e intensidade, à medida que a tecnologia acelerou no século XX. Mas, em incontáveis casos, tem sido repetidamente provado que a tecnologia se torna um facilitador de eficiência e eficácia, amplificando a conquista humana em vez de prejudicá-la.
Multiplique o que for possível
Hoje, alguém faria com prazer cálculos matemáticos cansativos? Da mesma forma, um dos maiores benefícios da AI é a alocação de tarefas repetitivas de baixo nível para as máquinas, em vez de pessoas, gerando eficiência imediata e permitindo que os funcionários se concentrem em funções de nível superior.
"Em uma recente viagem à região vinícola californiana, fiquei sabendo que os catadores de uva tinham prolongado extremamente os turnos para acompanhar a demanda. Buscando uma solução, os proprietários de vinhedos trouxeram tecnologia para realizar a inspeção ideal automatizada e a classificação das uvas. Em vez de substituir os catadores, a tecnologia reduziu os turnos noturnos trabalhados para atender a demanda e os liberou para fazer um trabalho mais complexo, inclusive na florescente indústria turística da região”, relatou o executivo.
Na verdade, disse, a automação já é estimada para triplicar a produção na indústria de vinho. Ao mesmo tempo, o número de trabalhadores agrícolas nessa área aumentou de forma constante na última década.
No outro extremo do espectro do emprego, existem diferentes, mas paralelas, preocupações sobre a AI na força de trabalho altamente qualificada e altamente instruída, mas de tamanho reduzido, dos profissionais de segurança cibernética. Muitos analistas cibernéticos gastam muito tempo em tarefas aparentemente tediosas. Em vez de examinar indicadores de comprometimento atípicos, o que é mais necessário são as habilidades forenses avançadas necessárias para analisar e responder aos ataques.
Em vez de substituir esses trabalhadores cobiçados, a automatização da correlação de dados e outras tarefas complicadas permitirão que eles se concentrem em esforços mais consequentes, como a correção de ataques atuais e a prevenção de ataques futuros. Isso é crítico em um momento em que as ameaças estão aumentando tanto na sofisticação quanto na frequência.
Maior que a soma das suas partes
Para a maioria de nós, quanto mais usamos a tecnologia, melhor aprendemos os atalhos. Em AI é a mesma coisa. Aprendizado de máquina (ML), um ramo cada vez mais impressionante da IA, permite que as máquinas processem dados e aprendam por conta própria, compondo o conhecimento à medida que cada parte adicional de dados é adquirida. Enquanto isso pode conjurar imagens desconfortáveis do Hal, de Arthur C. Clarke, e a abertura para 2001: Uma Odisseia no Espaço, a realidade é o aumento de resultados e benefícios para disciplinas estabelecidas.
Tomemos por exemplo a indústria da publicidade, que continua a crescer. Os gastos com publicidade global aumentaram em US$ 23 bilhões ou 4,3% em 2018. O uso de AI e aprendizado de máquina para ajudar a examinar e compilar dados de "correspondência” em publicidade e marketing é particularmente útil para expandir ainda mais esse crescimento.
Pare de subtrair pessoas e comece a adicionar poder exponencial
Embora eu tenha certeza de que eles seriam eficientes, não posso imaginar ter que trabalhar com um departamento composto por calculadoras. Os humanos ainda são a chave para o sucesso. A AI afeta a mudança e fortalece os indivíduos de uma forma que só é possível com a tecnologia.
Na Globality, exemplificou ele, uma ferramenta de AI multiplica as capacidades de terceirização em prazos imediatos, combinando as empresas necessitadas com o fornecedor de serviços de melhor qualidade, pelo preço justo para cada projeto. Isso cria oportunidades mais amplas ao mesmo tempo em que permite que cada indivíduo colha o resultado dos esforços compostos que nossa plataforma oferece.
Não divida esforço e sucesso
A acumulação de conhecimento coletivo promove o aprendizado da equipe. Em um mundo hipercompetitivo, a colaboração é mais importante para o desempenho efetivo do que nunca. A AI acelera a comunicação efetiva e o trabalho em equipe de maneira imediata. Em um mercado de compra-venda, os sistemas baseados em inteligência artificial aprendem por meio de feedback contínuo, tornando-se mais inteligentes e capazes de antecipar as preferências do cliente ao longo do tempo.
Por meio dessa progressão, eles podem identificar e combinar intangíveis que anteriormente exigiam uma interação direta considerável, tais como preferências de comunicação, personalidade, cultura da empresa, estilo de trabalho e outras características centradas no ser humano de um relacionamento comercial bem-sucedido. Esses insights aumentam muito a probabilidade de resultados benéficos para ambas as partes, desde o início.
Tudo é equivalente
A evolução do papel e do lápis para as calculadoras e depois para as planilhas não substituiu os matemáticos – apenas os tornou mais valiosos. Esse valor aumentará à medida que o progresso de mecanismos analíticos sofisticados impulsionar a necessidade de interpretação e aplicação cada vez mais avançadas, que somente os humanos podem oferecer. "Observamos repetidamente que, com a evolução da tecnologia, a demanda do mercado cresce exponencialmente e muitas vezes se desenvolve de maneiras que não eram previstas. O multiplicador não é apenas sobre eficiência e eficácia, é sobre a inovação”, revela o especialista.
Até bem recentemente, alguns títulos de empregos incluíam os termos "calculadora” e "computador”. Os avanços permitiram um aumento exponencial na velocidade e uma democratização dessas capacidades, o que resultou na força de trabalho tornando-se maciçamente mais eficaz. Que até calculadoras mudaram tão drasticamente nos últimos 10 anos mostrando como nossa taxa de avanço se acelera.
"De fato, eu não peguei uma calculadora em mais de uma década – eu calculo agora no meu smartphone ou em uma planilha, ou eu pergunto ao meu alto-falante inteligente. Daqui a dez anos, a AI pode ter levado a força de trabalho e o local de trabalho a lugares com os quais só podemos sonhar hoje”, finaliza ele.