Estima-se que os gastos mundiais com a Internet das Coisas (IoT) atinjam US $ 745 bilhões em 2019, aumento de 15,4% sobre os US $ 646 bilhões gastos em 2018. Os dados são da International Data Corporation (IDC). A previsão é de que o crescimento do setor ultrapasse a marca de US $ 1 trilhão em 2022.
As empresas estão pesquisando como a IoT pode ser aproveitada em todos os processos, desde como identificar novos modelos de negócios e fontes materiais, até para simplificar a produção e o gerenciamento da experiência do cliente.
Conheça as cinco áreas nas quais a IoT tem o maior impacto, segundo a Hitachi.
1. Otimização da Produção
Em uma pesquisa recente da Forbes Insights foi constatado que 45% dos executivos acreditam que a IoT tem prioridade para as empresas – apesar de apenas 21% dos entrevistados estarem envolvidos diretamente no setor da fabricação de produtos.
Isso parece lógico, dado o impacto que a IoT pode ter em quase todos os negócios focados em produtos. Por exemplo, quando soluções baseadas em IoT são introduzidas no chão de fábrica, elas podem ter um impacto na qualidade geral, ajudando os fabricantes a detectarem materiais abaixo do padrão e garantindo aderência às especificações do produto. Para as marcas, o resultado é um nível mais alto de qualidade e gera economia de custos em toda a ciclo de vida do produto.
2. Gestão de cadeia de fornecimento
Na mesma pesquisa da Forbes Insights, 64% dos executivos disseram que a gestão global da cadeia de abastecimento era uma prioridade para sua empresa. A Amazon, por exemplo, experimentou crescimento nos últimos anos. Atualmente gerencia mais de 500 milhões de unidade de manutenção de estoque (SKUs) (400 milhões a mais nos últimos anos) e opera mais de 490 centros de atendimento, centros e outros locais em todo o mundo, alguns com mais de um milhão de metros quadrados de área.
Funcionários da Amazon costumavam passar por esses enormes centros de atendimento e realizar a digitalização e seleção de produtos. Mas em 2012, A Amazon adquiriu a Kiva Systems, que fabrica robôs IoT habilitados que agora são usados para automatizar esse processo. Melhorando a eficiência do armazém, esses robôs reduziram despesas em 20%, economizando cerca de US $ 22 milhões todos os anos em cada centro de distribuição onde eles foram implantados. Se os robôs fossem instalados globalmente, em todos os 255 centros de distribuição, a tecnologia poderia poupar à empresa mais de US $ 5 bilhões por ano.
A Amazon não está sozinha e o armazenamento não é o único aplicativo. No setor de saúde, por exemplo, a cadeia de fornecimento de dispositivos médicos e implantáveis desperdiça US $ 5 bilhões anualmente devido à complexidade, redundância, dados inacessíveis e análises inadequadas. Um relatório recente da Strategy Analytics sugere que as capacidades da IoT poderiam ajudar a reduzir os custos da cadeia em 25% ou mais, economizando para a indústria mais de US $ 1,25 bilhões por ano.
3. Acompanhamento e gerenciamento de ativos
Para organizações com um grande inventário de ativos, a IoT pode fornecer informações importantes sobre a localização, saúde e eficiência dos equipamentos.
Um dos cases da Hitachi Vantara sobre este assunto é a implementação de uma solução de smart grid desenvolvida especialmente para o grupo CPFL, companhia líder em distribuição elétrica no Brasil, com nove empresas que detém cerca de 14,3 % do mercado, e atendem cerca de 9,1 milhões de pessoas, espalhando-se em 12 das 27 Unidades da Federação.
4. Tomada de decisões financeiras
A IoT pode desempenhar um papel importante na tomada de decisões financeiras fornecendo visibilidade em tempo real, que complementa os dados da empresa de planejamento de recursos (ERP), e sistemas contábeis – o que permite uma visão mais holística da empresa.
A Atria Power é uma das maiores produtoras independentes de energia da Índia, por meio de uma parceria com a Hitachi Vantara, criou recentemente um modelo de previsão para sua rede de geração e distribuição de energia. A empresa começou a coletar dados de suas turbinas eólicas, utilizando sensores para medir coisas como a velocidade, ângulo das lâminas da turbina e temperatura dos componentes. A cada 90 minutos, a solução habilitada para IoT envia detalhes sobre o equipamento e condições ambientais e ajuda a Atria a determinar quanta energia será produzida nas próximas 24 horas.
5. Experiência do cliente
Uma das manifestações mais amplamente aplicáveis da IoT está em seu potencial para ajudar as organizações a melhorar a experiência do cliente (CX). No estudo da Forbes Insights, 90% dos executivos falaram que as melhorias potenciais para CX foi um dos mais importantes avanços da IoT. A IoT pode impactar dramaticamente como os clientes adquirem e consomem equipamentos industriais.
O fabricante de equipamentos pesados Caterpillar, tem transformado seus negócios incorporando a IoT e outras tecnologias digitais. Mais de 10 anos atrás, a empresa começou a se equipar com sensores e conectividade embutida. Como resultado, 560 mil veículos Caterpillar agora coletam e transmitem dados para seus os proprietários. Para ajudar os clientes a se envolverem com esses novos fluxos de dados, a empresa também desenvolveu um conjunto de softwares, análises de ferramentas e interfaces de programação de aplicativos (APIs) que permitem aos clientes recuperar, processar e analisar seus dados. Os produtos habilitados para IoT da Caterpillar aumentam o valor que ela oferece aos seus clientes, reduzindo os custos operacionais, aumentando a eficiência e melhorando a produtividade.
Como esses exemplos mostram, a IoT tem o potencial de ajudar quase qualquer empresa a avançar com os seus negócios. Quer seja através da otimização de produção, simplificação da cadeia de suprimentos, melhor acompanhamento e gestão, melhor tomada de decisões financeiras ou uma melhor experiência do cliente, a IoT pode e continuará a melhorar o desempenho de quase todas as verticais econômicas.
As empresas estão pesquisando como a IoT pode ser aproveitada em todos os processos, desde como identificar novos modelos de negócios e fontes materiais, até para simplificar a produção e o gerenciamento da experiência do cliente.
Conheça as cinco áreas nas quais a IoT tem o maior impacto, segundo a Hitachi.
1. Otimização da Produção
Em uma pesquisa recente da Forbes Insights foi constatado que 45% dos executivos acreditam que a IoT tem prioridade para as empresas – apesar de apenas 21% dos entrevistados estarem envolvidos diretamente no setor da fabricação de produtos.
Isso parece lógico, dado o impacto que a IoT pode ter em quase todos os negócios focados em produtos. Por exemplo, quando soluções baseadas em IoT são introduzidas no chão de fábrica, elas podem ter um impacto na qualidade geral, ajudando os fabricantes a detectarem materiais abaixo do padrão e garantindo aderência às especificações do produto. Para as marcas, o resultado é um nível mais alto de qualidade e gera economia de custos em toda a ciclo de vida do produto.
2. Gestão de cadeia de fornecimento
Na mesma pesquisa da Forbes Insights, 64% dos executivos disseram que a gestão global da cadeia de abastecimento era uma prioridade para sua empresa. A Amazon, por exemplo, experimentou crescimento nos últimos anos. Atualmente gerencia mais de 500 milhões de unidade de manutenção de estoque (SKUs) (400 milhões a mais nos últimos anos) e opera mais de 490 centros de atendimento, centros e outros locais em todo o mundo, alguns com mais de um milhão de metros quadrados de área.
Funcionários da Amazon costumavam passar por esses enormes centros de atendimento e realizar a digitalização e seleção de produtos. Mas em 2012, A Amazon adquiriu a Kiva Systems, que fabrica robôs IoT habilitados que agora são usados para automatizar esse processo. Melhorando a eficiência do armazém, esses robôs reduziram despesas em 20%, economizando cerca de US $ 22 milhões todos os anos em cada centro de distribuição onde eles foram implantados. Se os robôs fossem instalados globalmente, em todos os 255 centros de distribuição, a tecnologia poderia poupar à empresa mais de US $ 5 bilhões por ano.
A Amazon não está sozinha e o armazenamento não é o único aplicativo. No setor de saúde, por exemplo, a cadeia de fornecimento de dispositivos médicos e implantáveis desperdiça US $ 5 bilhões anualmente devido à complexidade, redundância, dados inacessíveis e análises inadequadas. Um relatório recente da Strategy Analytics sugere que as capacidades da IoT poderiam ajudar a reduzir os custos da cadeia em 25% ou mais, economizando para a indústria mais de US $ 1,25 bilhões por ano.
3. Acompanhamento e gerenciamento de ativos
Para organizações com um grande inventário de ativos, a IoT pode fornecer informações importantes sobre a localização, saúde e eficiência dos equipamentos.
Um dos cases da Hitachi Vantara sobre este assunto é a implementação de uma solução de smart grid desenvolvida especialmente para o grupo CPFL, companhia líder em distribuição elétrica no Brasil, com nove empresas que detém cerca de 14,3 % do mercado, e atendem cerca de 9,1 milhões de pessoas, espalhando-se em 12 das 27 Unidades da Federação.
4. Tomada de decisões financeiras
A IoT pode desempenhar um papel importante na tomada de decisões financeiras fornecendo visibilidade em tempo real, que complementa os dados da empresa de planejamento de recursos (ERP), e sistemas contábeis – o que permite uma visão mais holística da empresa.
A Atria Power é uma das maiores produtoras independentes de energia da Índia, por meio de uma parceria com a Hitachi Vantara, criou recentemente um modelo de previsão para sua rede de geração e distribuição de energia. A empresa começou a coletar dados de suas turbinas eólicas, utilizando sensores para medir coisas como a velocidade, ângulo das lâminas da turbina e temperatura dos componentes. A cada 90 minutos, a solução habilitada para IoT envia detalhes sobre o equipamento e condições ambientais e ajuda a Atria a determinar quanta energia será produzida nas próximas 24 horas.
5. Experiência do cliente
Uma das manifestações mais amplamente aplicáveis da IoT está em seu potencial para ajudar as organizações a melhorar a experiência do cliente (CX). No estudo da Forbes Insights, 90% dos executivos falaram que as melhorias potenciais para CX foi um dos mais importantes avanços da IoT. A IoT pode impactar dramaticamente como os clientes adquirem e consomem equipamentos industriais.
O fabricante de equipamentos pesados Caterpillar, tem transformado seus negócios incorporando a IoT e outras tecnologias digitais. Mais de 10 anos atrás, a empresa começou a se equipar com sensores e conectividade embutida. Como resultado, 560 mil veículos Caterpillar agora coletam e transmitem dados para seus os proprietários. Para ajudar os clientes a se envolverem com esses novos fluxos de dados, a empresa também desenvolveu um conjunto de softwares, análises de ferramentas e interfaces de programação de aplicativos (APIs) que permitem aos clientes recuperar, processar e analisar seus dados. Os produtos habilitados para IoT da Caterpillar aumentam o valor que ela oferece aos seus clientes, reduzindo os custos operacionais, aumentando a eficiência e melhorando a produtividade.
Como esses exemplos mostram, a IoT tem o potencial de ajudar quase qualquer empresa a avançar com os seus negócios. Quer seja através da otimização de produção, simplificação da cadeia de suprimentos, melhor acompanhamento e gestão, melhor tomada de decisões financeiras ou uma melhor experiência do cliente, a IoT pode e continuará a melhorar o desempenho de quase todas as verticais econômicas.