O Business Intelligence ou BI, como é conhecido, é uma estratégia muito importante para entender e traçar as melhores estratégias de vendas de um negócio. De acordo com a Bluesoft, provedora de softwares de Gestão Empresarial (ERP) em Nuvem, os supermercados são um dos segmentos que tem usado o BI com bastante competência.
De acordo com a empresa, o BI é usado para conhecer melhor o que acontece dentro de cada unidade e é essencial para melhorar a performance do negócio, inclusive reduzindo o percentual de perdas. Segundo uma pesquisa da Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe), o índice de perda sobre o faturamento líquido dos varejistas foi de 1,38% no ano passado. Já o setor de supermercadista é o campeão em perdas e apresentou índice de 2,05% em 2018.
Abaixo, listamos os 10 benefícios do Business Intelligence para supermercados:
1. Análise dos dados de compra nas lojas
Contar com a análise dos dados de compra de um supermercado é essencial. Só assim é possível identificar quais são os produtos com maior saída, ver o desempenho de cada loja de forma isolada, não correndo o risco de cruzar os dados e de analisar a loja de forma errada, tendo mais segurança em decisões.
2. Decisões de compra ancoradas em dados
No passado, as decisões de compra de supermercados não eram ancoradas pela quantidade de dados que o BI. mostrava. A decisão era tomada com base no feeling do responsável, o que não é nada assertivo.
Além disso, com a ferramenta de Business Intelligence, é possível prever quando determinados produtos estão acabando, e realizar a compra de forma antecipada.
3. Gestão precisa do estoque
Com uma ferramenta de BI, a gestão de estoque fica cada vez mais assertiva e produtiva. Afinal, com ela é possível descobrir o que clientes buscam e entender quando é a maior saída desses produtos, preparando-se para evitar rupturas.
Além disso, com a gestão eficiente do seu estoque, o índice de estoque parado irá abaixar cada vez mais. Isso acontece por conta da gestão eficiente que a ferramenta de BI oferece, prevendo as faltas de produtos e evitando as compras em excesso.
4. Gestão dos melhores fornecedores
Com o BI, é possível identificar quais são os melhores fornecedores com base no histórico de entregas deles. Dessa forma, é possível ver quais fornecedores não atrasam e quais possuem os melhores produtos para a entrega, por exemplo.
5. Capacidade de negociação
BI oferece uma gestão de fornecedores eficiente, assim, é possível ter uma melhor capacidade de negociação com fornecedores. Além disso, com a ferramenta de BI para supermercados, é possível ter o controle dos "fornecedores ruins", ou seja, daqueles que estão te devendo algum produto, alguma devolução ou outra coisa. Como resultado, com esse controle é possível barrar a negociação com determinado fornecedor até ele realizar o pagamento do que ele lhe deve.
6. Prevenção de ruptura
Como a ferramenta de BI mapeia toda a loja, realizar a auditoria de presença é muito mais rápido. Um funcionário percorre toda a loja com um coletor e escaneia um produto de cada gôndola. Depois disso, o próprio ERP já mostra informações como: quanto há de estoque do produto; a data de validade e, se é necessário realizar a reposição para o dia ou não.
7. Prevenção de perdas
Como citado acima, o percentual de perdas no varejo é de 1,38% do faturamento. Esse, é um número alto e, com a ferramenta de BI para supermercados, você conta com as práticas para diminuir essas perdas.
Sendo, antecipar-se às datas de validade dos produtos e verificar os motivos de perdas em cada loja, exemplos dessas práticas. Essas ações possibilitam o desenvolvimento de um planejamento para realizar a queima dos produtos a vencer. Além de criar ações para diminuir suas perdas nesses locais.
8. Sistema para calcular o shelf-life da mercadoria
Shelf life, ou vida útil, é o tempo que um alimento preparado permanece fresco e saudável. Ou seja, é o período de tempo que alimentos, bebidas e outros produtos perecíveis possuem antes do seu vencimento. O shelf life de um produto começa a partir da sua data de fabricação. Ele depende de diversos fatores como os ingredientes utilizados, seu processo de produção, condições de higiene, armazenamento, e até mesmo o tipo de embalagem utilizada.
O ERP, por exemplo, possibilita realizar um mapeamento de todos os produtos em operação, otimizando o trabalho de funcionários. Com o sistema, é possível monitorar a vida útil já no recebimento da mercadoria. Dessa forma, o setor de compras, ou profissionais da área de prevenção perdas definem um tempo mínimo de validade para os produtos em seu recebimento. Evitando que um produto seja recebido na loja com menos de 30% do seu shelf-life total.
O funcionário responsável pelo recebimento das mercadorias consegue barrar uma entrega, caso esteja com o shelf-life baixo. Isso evita o recebimento de produtos com um tempo de vida pequeno, diminuindo suas perdas antes do recebimento das mercadorias.
9. Assertividade em suas campanhas de marketing
Mais informações sobre consumidores, significa que os supermercados criarão ações de marketing mais assertivas. Isso acontece porque com esses dados, é possível saber quais produtos vendem mais, quais estão com uma menor saída, entre outros dados do tipo. Assim, é possível criar melhores campanhas e até mesmo descontinuar certos produtos da loja, uma vez que a saída deles esteja muito baixa.
10. Antecipação de movimentos futuros
Esse é um ponto importantíssimo para se destacar, uma vez que essa é uma das melhores maneiras de fidelizar clientes. Como a ferramenta de BI permite que ter mais dados do consumidor, é possível conseguir antecipar às demandas de clientes.
De acordo com a empresa, o BI é usado para conhecer melhor o que acontece dentro de cada unidade e é essencial para melhorar a performance do negócio, inclusive reduzindo o percentual de perdas. Segundo uma pesquisa da Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe), o índice de perda sobre o faturamento líquido dos varejistas foi de 1,38% no ano passado. Já o setor de supermercadista é o campeão em perdas e apresentou índice de 2,05% em 2018.
Abaixo, listamos os 10 benefícios do Business Intelligence para supermercados:
1. Análise dos dados de compra nas lojas
Contar com a análise dos dados de compra de um supermercado é essencial. Só assim é possível identificar quais são os produtos com maior saída, ver o desempenho de cada loja de forma isolada, não correndo o risco de cruzar os dados e de analisar a loja de forma errada, tendo mais segurança em decisões.
2. Decisões de compra ancoradas em dados
No passado, as decisões de compra de supermercados não eram ancoradas pela quantidade de dados que o BI. mostrava. A decisão era tomada com base no feeling do responsável, o que não é nada assertivo.
Além disso, com a ferramenta de Business Intelligence, é possível prever quando determinados produtos estão acabando, e realizar a compra de forma antecipada.
3. Gestão precisa do estoque
Com uma ferramenta de BI, a gestão de estoque fica cada vez mais assertiva e produtiva. Afinal, com ela é possível descobrir o que clientes buscam e entender quando é a maior saída desses produtos, preparando-se para evitar rupturas.
Além disso, com a gestão eficiente do seu estoque, o índice de estoque parado irá abaixar cada vez mais. Isso acontece por conta da gestão eficiente que a ferramenta de BI oferece, prevendo as faltas de produtos e evitando as compras em excesso.
4. Gestão dos melhores fornecedores
Com o BI, é possível identificar quais são os melhores fornecedores com base no histórico de entregas deles. Dessa forma, é possível ver quais fornecedores não atrasam e quais possuem os melhores produtos para a entrega, por exemplo.
5. Capacidade de negociação
BI oferece uma gestão de fornecedores eficiente, assim, é possível ter uma melhor capacidade de negociação com fornecedores. Além disso, com a ferramenta de BI para supermercados, é possível ter o controle dos "fornecedores ruins", ou seja, daqueles que estão te devendo algum produto, alguma devolução ou outra coisa. Como resultado, com esse controle é possível barrar a negociação com determinado fornecedor até ele realizar o pagamento do que ele lhe deve.
6. Prevenção de ruptura
Como a ferramenta de BI mapeia toda a loja, realizar a auditoria de presença é muito mais rápido. Um funcionário percorre toda a loja com um coletor e escaneia um produto de cada gôndola. Depois disso, o próprio ERP já mostra informações como: quanto há de estoque do produto; a data de validade e, se é necessário realizar a reposição para o dia ou não.
7. Prevenção de perdas
Como citado acima, o percentual de perdas no varejo é de 1,38% do faturamento. Esse, é um número alto e, com a ferramenta de BI para supermercados, você conta com as práticas para diminuir essas perdas.
Sendo, antecipar-se às datas de validade dos produtos e verificar os motivos de perdas em cada loja, exemplos dessas práticas. Essas ações possibilitam o desenvolvimento de um planejamento para realizar a queima dos produtos a vencer. Além de criar ações para diminuir suas perdas nesses locais.
8. Sistema para calcular o shelf-life da mercadoria
Shelf life, ou vida útil, é o tempo que um alimento preparado permanece fresco e saudável. Ou seja, é o período de tempo que alimentos, bebidas e outros produtos perecíveis possuem antes do seu vencimento. O shelf life de um produto começa a partir da sua data de fabricação. Ele depende de diversos fatores como os ingredientes utilizados, seu processo de produção, condições de higiene, armazenamento, e até mesmo o tipo de embalagem utilizada.
O ERP, por exemplo, possibilita realizar um mapeamento de todos os produtos em operação, otimizando o trabalho de funcionários. Com o sistema, é possível monitorar a vida útil já no recebimento da mercadoria. Dessa forma, o setor de compras, ou profissionais da área de prevenção perdas definem um tempo mínimo de validade para os produtos em seu recebimento. Evitando que um produto seja recebido na loja com menos de 30% do seu shelf-life total.
O funcionário responsável pelo recebimento das mercadorias consegue barrar uma entrega, caso esteja com o shelf-life baixo. Isso evita o recebimento de produtos com um tempo de vida pequeno, diminuindo suas perdas antes do recebimento das mercadorias.
9. Assertividade em suas campanhas de marketing
Mais informações sobre consumidores, significa que os supermercados criarão ações de marketing mais assertivas. Isso acontece porque com esses dados, é possível saber quais produtos vendem mais, quais estão com uma menor saída, entre outros dados do tipo. Assim, é possível criar melhores campanhas e até mesmo descontinuar certos produtos da loja, uma vez que a saída deles esteja muito baixa.
10. Antecipação de movimentos futuros
Esse é um ponto importantíssimo para se destacar, uma vez que essa é uma das melhores maneiras de fidelizar clientes. Como a ferramenta de BI permite que ter mais dados do consumidor, é possível conseguir antecipar às demandas de clientes.